O que há de novo em QPR?
✅ QPR ProcessDesigner & QPR EnterpriseArchitect
• Publicação de processos mais interativa e intuitiva.
• Melhor modelo de governação para uma gestão mais eficiente.
• Novas ferramentas de análise ad hoc.
✅ QPR EnterpriseArchitect
• Integração fluida de notações como ArchiMate, BPMN, UML e DMN num único modelo, facilitando o desenho e gestão de processos complexos.
✅ QPR Metrics
•Melhorias funcionais e visuais que otimizam a análise de dados e a tomada de decisões.
Brevemente: Webinar com as novidades QPR
Sabemos que estas atualizações trazem muitas oportunidades para melhorar a gestão da sua empresa. Por isso apresentaremos uma webinar exclusiva no dia 23 de abril, onde exploraremos estas melhorias em detalhe e anunciaremos novas formações e certificações de produtos.
Mais informações sobre a webinar nos próximos dias na nossa página Linkedin

Inovações em QPR: Melhorias que irão otimizar a gestão dos seus processos. Descubra os novos recursos
Na QPR, a inovação nunca para. Este mês iremos apresentar uma série de melhorias nas nossas soluções de gestão de processos, arquitetura empresarial e desempenho. Estas atualizações tornarão o seu trabalho mais ágil, intuitivo e eficiente
Leia aqui as nossas Newsletters
Saiba as grandes novidades dos nossos Parceiros

COMO EVITAR ERROS COMUNS NO CÁLCULO DOS INTERESSES MINORITÁRIOS?

INTERESSES MINORITÁRIOS
Como profissional de finanças, provavelmente já teve a experiência de, como uma pequena mudança no interesse minoritário, pode ser um problema na preparaçaõ dos seus relatórios financeiros.
Se uma alteração no interesse minoritário não for contabilizada corretamente e não seguir a estrutura do seu grupo, isso poderá levar a resultados incorretos no relatório de gestão.
Se pensa: “Bem, não me importo com o resultado detalhado no meu relatório mensal, pois o patrimônio estará correto, e isso é o mais importante”.
Então, lembre-se de que, ao elaborar o relatório anual consolidado, ter tanto o património correto como o resultado correto no interesse minoritário tornará o processo muito mais fácil, economizará o seu tempo e evitará a tarefa de rever cada participação minoritária para garantir que tudo esteja correto.
Este guia examina os erros mais comuns que observamos ao contabilizar mudanças no interesse minoritário e explica como poderá evitar números incorretos no seu resultado, tornando o seu trabalho mais fácil à medida que se aproxima do final do ano contabilistíco.

OS ERROS MAIS COMUNS NA ATUALIZAÇÃO DAS ALTERAÇÕES AOS INTERESSES MINORITÁRIOS
Um dos erros mais comuns ao contabilizar as mudanças no interesse minoritário é quando se esquece seguir a estrutura do grupo até o fim. Por exemplo, uma mudança pode ocorrer num interesse minoritário dentro de um subgrupo mas muitas vezes, a mesma é contabilizada apenas no nível superior. No entanto, é necessário seguir a estrutura até o fim para garantir que o interesse minoritário da minoria seja também considerado.
Também observamos erros ao realizar a conversão de moeda do interesse minoritário da minoria dentro de subgrupo, quando não se utiliza o mesmo princípio aplicado na conversão de moeda da demonstração de resultados.
Com frequência, o interesse minoritário não é calculado com base nos movimentos periódicos reais quando, ocorrem mudanças no interesse minoritário ao longo do ano.
Outro erro comum é esquecer de aplicar qualquer alteração nos interesses minoritários, pois a mudança pode não fazer diferença no resultado total e no património. No entanto, esta diferença pode impactar a sua participação no desempenho da subsidiária correspondente.
Independentemente dos seus interesses minoritários mudarem com frequência ou ocasionalmente, uma alteração no interesse minoritário pode significar muito trabalho para o departamento financeiro. Poderá economizar muito tempo e esforço adicional se registrar corretamente as mudanças nas participações minoritárias no momento em que ocorrem, em vez de analisá-las apenas no relatório anual consolidado.
Se atualizar continuamente as mudanças nas participações minoritárias conforme elas acontecem, habituar-se-á com o processo e a tarefa tornar-se-á mais fácil para si e para o seu departamento.
VOCÊ ESTÁ A UTILIZAR O MESMO PRINCÍPIO NA SUA CONVERSÃO DE GANHOS E PERDAS?
A FORMA MAIS FÁCIL DE TRABALHAR
COM AS MUDANÇAS NO INTERESSE MINORITÁRIO
Os meios mais fáceis de superar os desafios relacionados às mudanças nas participações minoritárias, são:
-
Certifique-se de atualizar qualquer mudança assim que ocorrer.
-
Crie um procedimento estruturado para contabilizar as mudanças no interesse minoritário.
-
Automatize a tarefa de cálculo do interesse minoritário.
Ao seguir estess três passos, poderá garantir que a mudança no interesse minoritário será um cálculo simples e contínuo, evitando a perda de tempo ao verificá-lo na elaboração do relatório anual, quando seu tempo já é limitado.
É claro que você ainda pode usar sua a sua folha de Excel para a tarefa das participações minoritárias, mas utilizar um software para automatizar o processo tornará tudo mais rápido e fácil, além de o poder ajudar a evitar o risco de erros manuais não desejados.

03: A automação garante que você obtenha números precisos com menos trabalho manual.
Trabalhar no Excel implica rever várias folhas de excel, por vezes superlotadas de dados. E trabalhar com várias folhas de excel pode facilmente resultar em números incorretos, pois será difícil manter uma visão geral ao conciliar uma folha de excel com a outra, enquanto prepara o relatório anual consolidado. É uma tarefa que consome muito tempo. Portanto, é uma grande vantagem se os interesses minoritários da organização já tenham sido alterados e calculados automaticamente nos relatórios mensais.
Recomendamos que automatize os cálculos de interesse minoritário utilizando um software que permita ser mais assertivo nos cálculos. Dessa forma, evitará números incorretos nos seus relatórios e garante que as mudanças sejam aplicadas continuamente, facilitando ao máximo a preparação do relatório anual consolidado. Um software que poderá ajudar o seu proceso de consolidação é o Konsolidator Para mais informações sobre o Konsolidator consulte o nosso site: www.onglobal-solutions.com

O desafio
O Grupo Aquinos, líder mundial em produtos de conforto para o lar, enfrentava a gestão financeira significativa de 35 unidades de reporte, 30 entidades legais e operações em 10 países europeus. Os seus processos financeiros eram altamente complexos, envolvendo vários ERPs e moedas, e face a necessidade de reconciliar o GAAP local com a consolidação IFRS, particularmente após várias aquisições, a gestão de toda esta informação com diversos ficheiros Excel tornou a tarefa complexa e morosa
Para resolver estas complexidades, a Aquinos implementou a plataforma CPM unificada CCH® Tagetik, simplificando os seus processos de gestão de informação, planeamento e consolidação:
-
Relatórios: Relatórios automatizados em conformidade com as IFRS com fluxos de trabalho, prazos e relatórios padronizados, incluindo P&L, balanços, KPIs e relatórios de comparação de empresas.
-
Planeamento: Aumento da eficiência orçamental através de novos processos de previsão (3+9, 6+6, 9+3), aumentando a precisão e a flexibilidade.
-
Consolidação: Ajustes automatizados entre empresas, eliminações de margem e ajustes específicos de diário, garantindo precisão em todo o grupo.
Assista a esta sessão exclusiva com António Jorge Cruz, Diretor de Controlling do Grupo Aquinos, onde partilha a experiência da jornada do grupo para a automação financeira com a solução CCH® Tagetik.
Descubra como a Aquinos transformou os seus processos financeiros e alcançou eficiências operacionais significativas Oradores:
-
António Jorge Cruz | Diretor de Controlo - Grupo Aquinos
-
Hugo Carvalho | Diretor de Desenvolvimento de Negócio - OnGlobal Solutions
.png)
.png)
PROCESSOS & COMPLIANCE:
Uma Oportunidade para Automatizar o seu Negócio
A realidade inescapável da integração dos processos organizacionais com a conformidade regulatória deve ser encarada não apenas como uma fonte de complexidade, mas também como uma oportunidade estratégica para a optimização do negócio.
Assim, o objetivo desta publicação é responder às seguintes questões:
-
Qual o maior Desafio? E qual o Objetivo?
-
Qual a Importância do Compliance?
-
Quais os Desafios de Compliance?
-
Como integrar o know how com a Tecnologia certa?


"A mudança nunca foi tão
rápida e… jamais será tão lenta"
A Importância do Compliance
O que é o Compliance no Negócio?
O Compliance resulta da execução de um plano de ações que levam as organizações a corresponder a standards e requisitos exigidos por entidades governamentais, de segurança, de saúde, etc.
A adesão a estes standards só se torna eficaz se forem implementados eficientemente e monitorizados ciclicamente. E que sinergicamente preencha as necessidades do Negócio.
4 razões principais para a sua organização levar o Compliance a sério:
✅ Elevar Profissionalismo: Promove altos padrões éticos e comportamentais dentro da organização.
✅ Consolidar Valores Corporativos: Reforça a cultura organizacional e os princípios fundamentais da empresa.
✅ Agir Responsavelmente: Assegura a conformidade com leis, normas e regulamentos, minimizando riscos legais
✅ Incrementar Nível Reputacional: Melhora a imagem pública e a credibilidade perante clients, parceiros e o mercado.
Desafios de Compliance
Quais são os desafios atuais?
- Segundo a Skillcast, empresa inglesa especializada na gestão de cumprimento de conformidade regulatória, é expetável uma maior regulamentação ao nível da Inteligência Artificial, criptomoedas, mudanças climatéricas, etc.
Adaptando e reformatando as nossas empresas, podemos ser mais ágeis e competitivos, prontos para explorar novas oportunidades, criar resiliência e abraçar os desafios que se encontram mais à frente.
A questão seguinte naturalmente se coloca:

Como Evitar a Disrupção nos Processos?
Colaborativa
Estratégia
Negócios
Operações
TI
Conformidade

AS IS para TO BE
Conhecer os processos AS IS e envolver as pessoas-chave na definição dos processos TO BE num paradigma digital.

Suporte tecnológico
Tecnologia ágil e flexível para acomodar a implementação e a evolução dos processos numa perspetiva integrada de produtividade e conformidade.

Know How vs Tecnología
Que munições corporativas precisamos para fazer face aos constantes Desafios?
Algumas delas já temos à nossa disposição. Acabamos apenas por não fazer o melhor aproveitamento.
As principais, e onde reside o know-how, são os pilares da Organização e é importante estarem disponíveis para colaborar. Como?

Na prática, como é possível fazer esta integração da evolução dos processos aliada às fontes de compliance?
Modelo de Governação
Com a abordagem metodológica implementada, como podemos assegurar a continuidade de forma a potenciar a conformidade?
✅ Análisis de requisitos: se identifican inherentemente las normas u otras fuentes de cumplimiento que impactan los procesos a automatizar.
✅ Compilación AS IS: entender cuáles son las normas vigentes que rigen los procesos.
✅ Análisis de brechas (GAP Analysis): identificación de los requisitos de la versión TO BE de los procesos a evolucionar.
✅ Definición del TO BE: modelado y desarrollo, donde se marcan las reglas a implementar en los procesos TO BE.
✅ Gestión del cambio: incorporación de los colaboradores a los nuevos procedimientos y la nueva estrategia de la organización.
Modelo de gobernanza
Com a abordagem metodológica implementada, como podemos assegurar a continuidade de forma a potenciar a conformidade?
Obter KPIs & Reporting (idealmente dinâmicos) que nos permitem ter uma visão real do Negócio e que servem como inputs para a evolução contínua dos nossos processo e para fazer face a novos desafios que vão aparecendo.

Mudança de Paradigma
Não existe uma solução única adequada a todos. Cada contexto é único e exige uma solução adaptada às prioridades do negócio
✅ Criar um novo standard dentro da Organização
✅ Desenvolver Standards e procedimentos para transformer processos atuais em processos digitais
✅ Metodologias de Trabalho Colaborativas
✅ Desenvolver um Modelo de Governação num Ecossistema Tecnológico flexível e que permita a evolução ao longo do tempo
