Unlock Financial Excellence with CCH Tagetik
- Francisco Bordallo
- 14 de out.
- 4 min de leitura
Atualizado: 16 de out.

Nos passados dias 17 e 18 de Setembro, realizou-se em Lisboa e no Porto, respetivamente, o evento Regional InTouch 2025, parte da prestigiada série de eventos da CCH Tagetik que se realizam todos os anos em várias cidades do globo.
O foco do evento esteve no tema Unlock Financial Excellence with CCH Tagetik" (Desbloqueie a Excelência Financeira com a CCH Tagetik), reunindo líderes de finanças e especialistas em tecnologia para explorar como as soluções de Corporate Performance Management (CPM), potencializadas por Inteligência Artificial (IA), estão a redefinir o papel do CFO moderno e a impulsionar a agilidade estratégica das organizações.
Os dois eventos, acolhidos por Olivier Feraille (Sales Director da Wolters Kluwer/CCH Tagetik) e João Fernandes (Partner da OnGlobal Solutions), contou com a participação de oradores da CCH Tagetik e da EY Portugal, e com apresentação dos “case studies” da Philip Morris e Banco BPI que demonstraram o valor prático da plataforma unificada da CCH Tagetik.
EY Rethinking Modern Finance:
EPM a catalyst of digital transformation
O evento começou por estabelecer o novo paradigma para a função financeira, focando-se na forma como a tecnologia atua como um catalisador de transformação.
Luís Pedro Mendes (Partner, EY Portugal) abordou a complexidade do panorama global, marcada por volatilidade geopolítica e pressões económicas, que exige uma redefinição das Finanças Modernas como respostas às novas exigência do mercado o foco principal é entender o Enterprise Performance Management (EPM) como o catalisador central para a transformação digital da função financeira.
Os participantes, também avaliaram a forma como as soluções EPM capacitam o CFO para atuar como um “Navegador Estratégico e Arquiteto de Valor”, ao superar os diferentes desafios que enfrenta no dia a dia por contar na sua organização com “depósitos” de dados e processos manuais, com falta de uma visão holística.
As soluções EPM proporcionam, reforçou Luís Pedro Mendes, uma Visão Unificada e Eficiência (fonte única de verdade), a Automação Inteligente (eliminando tarefas repetitivas e acelerando o fecho financeiro) e a capacidade de contar com um Planeamento Preditivo Potencializado por IA (com cenários what-if mais precisos).
Durante a sessão foi ainda destacada a parceria estratégica da EY com a CCH Tagetik para simplificar a jornada de implementação do EPM.

CCH Tagetik Innovation Unleashed:
Our Vision and Path Forward

Sonia Barbarossa (Product Management Director, Wolters Kluwer/CCH Tagetik), revelou-nos a visão e o roadmap de inovação da CCH Tagetik, centrada na Plataforma Inteligente e integrada.
O objetivo foi demonstrar como é que a plataforma aborda as necessidades dos diferentes Clientes face ao aumento da velocidade e precisão do fecho, à melhoria das previsões e necessidade de integrar a IA para agilizar a análise e decisões estratégicas.
Sónia Barbarossa detalhou o alcance alargado das soluções:
•Fecho e Consolidação Financeira (com o conceito “Augmented Close”)
•Relatório ESG e Regulamentar (incluindo CSRD, Taxonomia da UE e emissões de carbono)
•Imposto Corporativo (Imposto Mínimo Global/Pilar 2)
•Planeamento Alargado, poder ir mais além do Planeamento Financeiro
Os participantes ficaram a conhecer como é que a plataforma integrada da CCH Tagetik permite alcançar Maior Produtividade, Mais Insights e Melhor Tomada de Decisão. Foi também apresentado o Ask AI, um agente de IA com um "Cérebro Financeiro" que permite análises ad-hoc e a geração de “dashboards” a partir de linguagem natural, elevando a autoanálise e a precisão do planeamento.
Complying with IFRS16 - How CCH Tagetik Lease Accounting helps Banco BPI
Sandra Marina Lopes (Accounting & Reporting Specialist, Banco BPI) e María Pía Carroll Zámara (IFRS16 Expert Consultant, CPMmatters) apresentaram o caso de transformação do Banco BPI para cumprir a norma IFRS 16.
O desafio inicial do BPI residia num sistema de gestão de contratos fragmentado, altamente personalizado e que não oferecia um processo end-to-end para cálculo e reporting IFRS16 . A solução escolhida, CCH Tagetik Lease Accounting, demonstrou ser estável, versátil e com um tempo de implementação que respondia às necessidades da organização
O case study ilustrou o caminho para a redução significativa do risco operacional, ao sair de uma base em Excel, e na diminuição do esforço interno na execução das atividades associadas ao processo.
Os participantes verificaram que a solução oferece Autonomia na sua utilização (zero dependência de IT) e garante conformidade regulatória de forma precisa e eficiente, através da sua capacidade de gerar reportes e lançamentos contabilísticos personalizados.

Financial Planning at Philip Morris:
A successful transformation, side by side with CCH Tagetik
Vânia Carvalho (Manager Finance Systems Governance) e Catarina Gonçalves (Finance Systems Governance Lead) da Philip Morris International (PMI) partilharam a jornada de transformação financeira da PMI para uma Arquitetura de Planeamento Empresarial Integrado.
O desafio era complexo, dada a escala global e a necessidade de padronizar processos de budgeting que eram, anteriormente, específicos de cada mercado.
A implementação da CCH Tagetik, a partir de 2018, permitiu a centralização de custos e planeamento numa única plataforma.
Catarina Gonçalves, testemunhou também o poder da Colaboração Global ao ter um "ONE number in ONE system" (Um número num único sistema).
Esta mudança resultou num Planeamento Financeiro transformado através da Estandardização, Precisão e Eficiência Melhoradas com elevada granularidade de dados e com a capacidade de integrar planeamento de custos, receitas, volumes e CapEx com sistemas transacionais.
A mensagem central foi a importância de uma Governança Forte e um modelo operacional claro para o sucesso da transformação

O Nosso Compromisso com o Futuro:
Obrigado e Até 2026!

O CCH Tagetik Regional InTouch 2025 reforçou a necessidade de líderes de finanças adotarem plataformas unificadas e inteligentes para navegarem num ambiente de negócios cada vez mais complexo.
Todos os participantes saíram do evento com uma compreensão clara dos benefícios tangíveis desta adoção EPM, desde a redução do risco regulatório e operacional (BPI) até à obtenção de uma visão estratégica e preditiva (EY, CCH Tagetik, PMI).
A Inteligência Artificial na plataforma CCH Tagetik foi apresentada como o diferencial chave, permitindo que as equipas de finanças se concentrem na análise de valor e tomem decisões mais rápidas e informadas, desbloqueando, assim, a verdadeira excelência financeira para as suas organizações
Por último, queremos agradecer a toda equipa da CCH Tagetik, Sonia Barrbarossa, Olivier Feraille, Alessandra Gamba, Luis de Andrés Benitez, Pablo Alonso Fraga pela vossa colaboração e participação do I𝗻𝗧𝗼𝘂𝗰𝗵 𝟮𝟬𝟮𝟱 𝗲𝗺 𝗟𝗶𝘀𝗯𝗼𝗮 e do Porto
O𝗯𝗿𝗶𝗴𝗮𝗱𝗼 𝗮 𝘁𝗼𝗱𝗼𝘀 𝗽𝗼𝗿 𝗳𝗮𝘇𝗲𝗿𝗲𝗺 𝗽𝗮𝗿𝘁𝗲 𝗱𝗮 𝗰𝗼𝗺𝘂𝗻𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲 𝗖𝗖𝗛 𝗧𝗮𝗴𝗲𝘁𝗶𝗸.
Próximo encontro marcado… em 𝟮𝟬𝟮𝟲 🗓️




Comentários